• Marcelo Braga

Economia de água




Economia de água


Economizar água não é mais só um hábito saudável. Atualmente, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar seriamente. Com o objetivo de diminuir as perdas hídricas, evitar o desperdício e economizar nossos recursos naturais, a Perfil Papéis e Limpe Max prepararam dicas para que o uso da água seja feito de forma mais consciente. Algumas pequenas ações como tomar banhos mais rápidos, fechar as torneiras enquanto não utiliza a água ao escovar os dentes ou ensaboar as mãos, deixar de lavar os quintais e as calçadas com esguichos e consertar os vazamentos em casa, dentre outros, são suficientes para o desenvolvimento sustentável do planeta.


Na hora do banho


Um banho de ducha de 15 minutos pode consumir 135 litros de água. Reduzindo o tempo de banho para 5 minutos, o gasto passa a ser 45 litros. O consumo pode abaixar muito mais se você não abrir totalmente o registro e se fechá-lo enquanto se ensaboa.


Ao usar o vaso sanitário


O uso correto do vaso sanitário é muito importante, e também influencia muito na economia de água. Lixo como cabelo, fio dental, absorventes e outros objetos devem ser jogados no lixo para não acionar a descarga à toa e não entupir o encanamento. Uma descarga com válvula acionada durante seis segundos gasta de 10 a 14 litros de água. Se houver algum defeito, o consumo pode chegar a 30 litros. Prefira usar a bacia com caixa acoplada de acionamento seletivo, de três ou seis litros, de acordo com a necessidade do usuário.


Lavando o carro


Na hora de deixar o carro em ordem, ninguém dispensa o uso da mangueira. Muita gente chega a gastar 30 minutos na tarefa! O problema é que uma mangueira não muito aberta chega a gastar 216 litros de água para lavar o veículo. Com meia volta de abertura o desperdício chega a 560 litros. Para economizar, o ideal e lavar o carro uma vez por mês e com o uso de um balde. Desta forma, o gasto será de apenas 40 litros de água.


Ao usar a pia


Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com a torneira não muito aberta gasta 12 litros de água. Mas, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo d’água, pode economizar pelo menos 115 litros de água. Para fazer a barba também são gastos 12 litros de água, mas com a economia de fechar a torneira enquanto não usa a água mo consumo cai para 2 a 3 litros. Já na hora de lavar o rosto, um minuto com a torneira meio aberta gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar!


Ao regar as plantas


Ao molhar as plantas com mangueira durante 10 minutos consome até 186 litros de água. Para economizar, use um regador ou mangueira com esguicho-revólver. A economia Poe chegar a 96 litros por dia. Outro cuidado é estar atento ao clima: no verão regue de manhãzinha ou à noite quando a evaporação é menor, no inverno regue pela manhã dia sim dia não.


Na cozinha


Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e detergente líquido Limpe Max e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo e, então, abra a torneira novamente para enxaguá-los. Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 16 minutos utiliza 117 litros de água, mas com economia o consumo pode chegar a 20 litros. A máquina de lavar louça com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta, em média, 40 litros. Portanto, se você usa o eletrodoméstico, jamais ligue quando houver pouca louça. Para higienizar frutas e verduras também temos como evitar o uso excessivo de água, deixando-as de molho por 15 minutos: a cada litro de água acione uma colher de sopa de cloro ou água sanitária Marister. Depois coloque duas colheres de sopa de vinagre por litro de água e deixe de molho por 10 minutos.


Uso de piscinas


Uma piscina de tamanho médio perde mais de 3.500 litros por mês por causa da evaporação. Por isso, use a cobertura sempre que possível.


Na área de serviço


Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque invés de lavar uma peça por vez. O ideal é usar a lavadora com quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante no máximo três vezes por semana e, se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água limpa apenas no enxague. Para evitar mais o desperdício reutilize a água da máquina de lavar para limpeza geral da sua casa. Lavar a roupa no tanque com a torneira aberta por 15 minutos gasta até 279 litros de água. Já a lavadora de roupas com capacidade de cinco quilos gasta 135 litros.


Nas calçadas


É muito comum ver o uso da mangueira para limpar a calçada: um desperdício de 279 litros de água em 15 minutos. Para evitar esse gasto, o ideal é varrer e, se ainda houver sujeira, lavar com balde, de preferência com água reutilizada. Como verificar vazamento - Pinga pinga de torneira gasta muita água. Sempre que necessário troque o “courinho”. - Verifique vazamentos no vaso sanitário jogando cinzas no fundo; caso haja movimentação na água, há vazamento. - Feche as torneiras e aparelhos que usem água e confira o hidrômetro; se o contador movimentar-se, significa que há vazamento. - Retire a água do vaso e observe se enche novamente. Consumo: - Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água por dia. Isto são 1.380 litros por mês. - Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia.


Você sabia? De acordo com a Organização das Nações (ONU) cada pessoa usa 3,3 mil litros de água por mês, ou seja, cerca de 110 litros por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. Mas no Brasil o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia.

2 visualizações0 comentário

R. João Martins Leitão, Eusébio - CE, 61760-000