• Marcelo Braga

Limpeza e Desinfecção de ambientes domésticos com pessoas com síndrome gripal



Fonte: CDC, 2020

Esta orientação fornece recomendações sobre a limpeza e a desinfecção das casas para as famílias que estão com COM CASOS DE SÍNDROME GRIPAL, INCLUÍNDO COVID-19, no seu ambiente doméstico. Destina-se a limitar a sobrevivência do vírus nos ambientes. Essas diretrizes são focadas em ambientes domésticos e destinam-se ao público em geral.

Informações Fundamentais

As evidências atuais sugerem que o novo corona vírus pode permanecer viável por horas a dias em superfícies feitas de uma variedade de materiais. A limpeza de superfícies visivelmente sujas e devidamente desinfetadas é uma medida prática recomendada para a prevenção de COVID-19 em ambientes domésticos.

FAÇA SUA PARTE! ATENÇÃO! LIMPEZA É UMA COISA, DESINFECÇÃO É OUTRA!

Recomendações Gerais para a Limpeza e Desinfecção dos Domicílios

COM PESSOAS COM GRIPE EM CASA USE SEMPRE LUVAS!

Você pode realizar a limpeza de rotina de superfícies tocadas com frequência (por exemplo: mesas, maçanetas, cadeiras, móveis, estantes, controles remotos, interruptores de luz, banheiros, torneiras, pias) com produtos de limpeza domésticos (SABÃO) e desinfetantes (ÁGUA SANITÁRIA).

Orientações:

No quarto / banheiro dedicado a uma pessoa doente: o ideal é a pessoa doente realizar a limpeza, para evitar o contato desnecessário com ela. Colocar uma lixeira exclusiva para a pessoa doente.

Retirar o lixo com luvas e lavar as mãos após. Na medida do possível, a pessoa doente deve ficar em um cômodo específico e longe de outras pessoas da casa, incluindo crianças, à distância de 2 metros.

A própria pessoa doente deve trocar sua roupa de cama.

O cuidador pode fornecer produtos de limpeza pessoal para o quarto e para o banheiro da pessoa doente. Entre esses produtos podemos incluir: lenços de papel, toalhas de papel, produtos de limpeza em geral e desinfetantes (álcool 70 gel e/ou líquido e Água Sanitária)

Se não houver banheiro separado, este deve ser limpo e desinfetado após cada uso da pessoa doente. Se isso não for possível, o cuidador deve esperar o máximo de tempo possível após o uso da pessoa doente para limpar e desinfetar as superfícies do banheiro.

MANTER O BANHEIRO E TODO AMBIENTE DA CASA BEM VENTILADO.

Como limpar e desinfetar?

1. Superfícies

Usar luvas descartáveis ao limpar e desinfetar superfícies. As luvas devem ser descartadas após cada limpeza. Se forem usadas luvas reutilizáveis, devem ser lavadas com água e sabão e dedicadas somente à limpeza e desinfecção de superfícies e não devem ser usadas para outros fins. Lave as mãos com água e sabão imediatamente após a remoção das luvas, por pelo menos 20 segundos.

-Se as superfícies estiverem sujas, elas devem ser limpas com água e detergente ou sabão antes da desinfecção (PASSO 1: LIMPEZA).

-Para desinfecção, use soluções diluídas de alvejante de uso doméstico ou soluções alcoólicas a 70% (PASSO 2: DESINFECÇÃO).

Soluções diluídas de água sanitária podem ser usadas para as superfícies, para o chão, paredes, maçanetas e interruptores. Nunca misture água sanitária com amônia ou com qualquer outro produto de limpeza.

DILUIÇÃO DA ÁGUA SANITÁRIA

2 colheres de sopa de água sanitária por litro de água.

Para superfícies macias (porosas), como piso com carpete, tapetes e cortinas, remova a contaminação visível, se presente, faça primeiro a limpeza com água e sabão.

Dica: retire temporiamente cortinas e tapetes da casa.

Após a limpeza: lave os panos utilizados na limpeza usando água quente e seque completamente.

2.Roupas, toalhas, lençóis e outros itens que podem ser lavados

Use luvas descartáveis ao manusear roupas sujas de uma pessoa doente. Se usar luvas reutilizáveis, essas luvas devem ser dedicadas à limpeza e desinfecção de superfícies e não devem ser usadas para outros fins domésticos, como lavar a louça.

-Lave as mãos com água e sabão por 20 segundos imediatamente após a remoção das luvas:

-Se não forem usadas luvas ao manusear roupas sujas, lave as mãos depois.

-Não agite a roupa suja. Isso minimizará a possibilidade de dispersar o vírus pelo ar.

-Lave os itens usando água quente e seque completamente.

-Limpe e desinfete os cestos de roupas de acordo com as orientações acima para superfícies. Coloque um saco plástico descartável.

3.Higiene das mãos e outras medidas preventivas

-Os membros da família devem limpar as mãos com frequência, inclusive imediatamente após remover as luvas e após o contato com uma pessoa doente, lavando as mãos com água e sabão por 20 segundos. Se não houver água e sabão e as mãos não estiverem visivelmente sujas, pode ser usado álcool em gel 70%. No entanto, se as mãos estiverem visivelmente sujas, sempre lave as mãos com água e sabão por 20 segundos. -Os membros da família devem seguir ações preventivas normais no trabalho e em casa, incluindo a higiene recomendada das mãos e evitar tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas. Outras situações nas quais as mãos devem ser lavadas:

-Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar.

-Depois de usar o banheiro.

-Antes de comer ou preparar alimentos.

-Após contato com animais em geral ou animais de estimação.

-Antes e depois de prestar cuidados de rotina a outra pessoa que precisa de assistência (por exemplo, uma criança).

4.Outras considerações

-A pessoa doente deve comer ou ser alimentada em cômodo exclusivo. Pratos, talheres e copos utilizados devem ser manuseados com luvas e lavados com água quente ou na máquina de lavar louça.

Lave as mãos após manusear os itens usados.

-Utilize uma lata de lixo forrada específica para a pessoa doente. Use luvas ao remover sacos de lixo e descartar o lixo. Lave as mãos após manusear ou descartar.

12 visualizações

R. João Martins Leitão, Eusébio - CE, 61760-000